quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Anvisa capacita 400 profissionais de saúde sobre o uso da Talidomida

 A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) realizou ao longo de 2011 capacitações sobre a RDC 11/2011, que dispõe sobre o controle da substância Talidomida. O objetivo das capacitações é o de controlar e fiscalizar o consumo da substância, evitando o nascimento de crianças vítimas do uso incorreto do remédio por gestantes.

Os treinamentos aconteceram em dez unidades federativas. Participaram em torno de 400 profissionais de saúde que estão envolvidos na prescrição e dispensação do medicamento. O último treinamento de 2011 ocorreu em Palmas (TO), realizado nos dias 15 e 16 de dezembro.

As dúvidas mais frequentes apresentadas pelos participantes foram sobre os procedimentos de devolução de Talidomida para os postos de saúde ou para a Vigilância Sanitária, a utilização do receituário novo comparado ao receituário antigo e sobre a escrituração e a necessidade do farmacêutico no momento da dispensação,

“Sobre a RDC 11/2011 foram tiradas inúmeras dúvidas. O horário programado foi cumprido e os profissionais da Anvisa mostraram total conhecimento da Resolução” relatou Eder Silveira Barbosa, Coordenador de Fiscalização de Produtos.

De acordo com Barbosa, a importância desse treinamento para as Visas é a capacitação e qualificação da equipe para realização de inspeções em estabelecimentos que distribuem ou dispensem o medicamento Talidomida, maior entendimento e compreensão da resolução, o controle da substância Talidomida e do medicamento que a contenha, os riscos e benefícios que o medicamento possa causar ao usuário e maior orientação aos técnicos diretamente envolvidos com o medicamento Talidomida.

Os treinamentos em 2012 estão previstos para começo de março, inicialmente ministrados nos estados de Rio Grande do Norte, Maranhão e Minas Gerais. As dúvidas e questionamentos levados aos treinamentos anteriores servirão para complementar as apresentações.

As inscrições cabem a cada estado organizar, inclusive controlar as presenças e emitir certificados.