quinta-feira, 2 de maio de 2013

Anvisa promove capacitação sobre Talidomida no Rio De Janeiro


A Anvisa reiniciou a realização de cursos de capacitação sobre a RDC 11/2011, resolução da Agência que aumenta o controle sobre a prescrição e o uso da Talidomida no país. O objetivo da Agência é concluir a realização de treinamentos em todos os estados, até o final do ano de 2013.

A Talidomida faz parte da Relação de Medicamentos Essenciais do Ministério da Saúde (RENAME) e é uma substância que, apesar de ser bastante eficaz no tratamento de algumas doenças, como a hanseníase, foi a responsável pelo nascimento de mais de 10 mil crianças com má-formações em todo mundo entre as décadas de 50 e 60.

O primeiro treinamento de 2013 foi realizado na cidade do Rio de Janeiro, nos dias 24 e 25 de abril, e contou com a participação aproximadamente 75 profissionais que atuam nas áreas de vigilância sanitária de estados e municípios, assistência farmacêutica, programa de hanseníase e dispensação da Talidomida em hospitais públicos e postos de saúde.

“O objetivo dos treinamentos, iniciados logo após a publicação da RDC 11/2011, é capacitar os profissionais envolvidos em relação ao controle do medicamento Talidomida, reforçar o risco inerente a esta substância, bem como discutir e esclarecer as dúvidas sobre o tema, visando a prevenção do desvio de tal produto e as graves consequências que ele pode causar. A Anvisa pretende concluir o treinamento de profissionais de todo o país até o final deste ano”, afirmou Renata Morais, coordenadora da área de produtos controlados da Anvisa (CPCON).

O próximo treinamento confirmado acontecerá em Belo Horizonte, nos dias 22 e 23 de julho. Informações sobre vagas e inscrições poderão ser obtidas junto à Vigilância Sanitária Estadual de Minas Gerais.